top of page

Minicursos

11/08/17 14:13 | Minicursos

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS

       EM LINGUÍSTICA APLICADA

REALIZAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

APOIO

BANNER DE DIVULGAÇÃO

FACEBOOK

Cada participante do Fepla poderá se increver em um minicurso, tendo em vista que todos acontecerão no mesmo dia e horário.

​

​

​

M1 - LETRAMENTO LITERÁRIO: PROMOVENDO A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

Ministrantes: Évelen Lazamé e Débora Soares

​

RESUMO: A presente proposta para minicurso tem como objetivo explanar e refletir acerca da importância do uso do texto literário completo nas aulas de literatura, baseando-se, especificamente, na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Este foco de estudo teve seu despertar com a experiência das pesquisadoras na disciplina Estágio Supervisionado em Literatura na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde se percebeu que o ensino de literatura no ensino médio ao se limitar ao estudo da literatura com foco na leitura fragmentada de obras, cronologia literária e dados bibliográficos dos autores, torna o ensino da disciplina engessado e, muitas vezes, sem valor para os alunos, deixando de lado a razão de ser do estudo literário que diz respeito à leitura de obras completas. Diante disso, o minicurso propõe aos graduandos e profissionais na área de letras alguns mecanismos que podem propiciar ao educando o contato profundo com o texto literário, e não apenas com fragmentos deste, e possibilidades de aproveitar ao máximo das potencialidades dessas obras criando condições para que o despertar de interesse do aluno pela literatura seja uma busca plena de sentido para esse tipo de texto, para o próprio aluno, e para a comunidade a qual todos estão inseridos. A pesquisa teve como quadro teórico, autores que abordam a leitura e a leitura literária como uma atividade relevante para o ambiente escolar e a sociedade, tais como: Jouve (2002); Rouxel (2013), Zilberman (2008); Cândido (2000); Cosson (2014); Lajolo (1991). O minicurso está organizado, portanto, em dois momentos. No primeiro, discute-se a respeito da leitura literária na escola, como as ministrantes trabalharam com o texto literário durante a pesquisa realizada e os resultados encontrados. Após, esse momento de discussão acerca do trabalho, pretendem-se propor uma atividade na qual os participantes produzirão uma proposta de trabalho com um texto literário (poema, conto, novela), o qual será dado pelas ministrantes do minicurso, para oportunizar aos ouvintes possibilidades de compartilharem os conhecimentos apreendidos.

​

​

M2 - CONHECENDO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Ministrantes: Joyce Vitória, Juliana Ribeiro, Luane Coelho, Sarlene Pereira e Thayane Figueiredo

​

RESUMO: A presente proposta de minicurso tem como tema a Reforma do Ensino Médio. Ao se analisar acerca dessa temática, notou-se a importância de investigar as transformações que ocorreram nesse nível de ensino. O objetivo é mostrar como se deu a implementação do Ensino Médio e as reformas ao longo dos anos no Brasil e apresentar as mudanças ocorridas a partir da aprovação da Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, e ainda analisar as consequências dessa lei. Assim, serão abordados os documentos oficiais que acompanham tais mudanças no ensino. Pretende-se ainda esclarecer todo o processo de tramitação de uma lei, tomando por base a Lei da Nova Reforma, e ainda mostrar seus pontos relevantes, bem como aqueles considerados polêmicos. Posto isso, espera-se compartilhar com a comunidade acadêmica as leituras e esclarecer dúvidas a respeito dessa temática, o que ela traz de novidade, o que permanece, e principalmente os pontos mais delicados que precisam ser trabalhados cuidadosamente, a fim de que não haja más interpretações, afinal, o objetivo principal é esclarecer o funcionamento do Novo Ensino Médio.

​

​

M3 - ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: MODELO TRIDIMENSIONAL E INTERFACES

Ministrantes: Marcus Vinícius Ribeiro e Prof. Rosivaldo Gomes

 

RESUMO: O campo de estudos linguísticos, inseridos em perspectivas interdisciplinares ou transdisciplinares, que tomam o discurso e as práticas sociais como centro de discussões, têm oferecido relevo a investigações de caráter crítico, que estão preocupadas em dialogar suas teses com teorias das ciências sociais que tratam o funcionamento da linguagem em processos políticos e ideológicos. No escopo desses tipos de estudos/pesquisas inscrever-se/encontra-se a Análise de Discurso Crítica (ADC), disciplina com amplo escopo de aplicação e que se constitui, como propõem Fairclough (2001, 2011); Resende e Ramalho (2005) um modelo teórico-metodológico aberto ao tratamento de diversas práticas na vida social. Nesse aspecto, situada na interface entre a Linguística Crítica e a Ciência Social Crítica, a ADC procura estabelecer um quadro teórico-analítico capaz de mapear a conexão entre relações de poder, recursos discursivos selecionados por pessoas ou grupos sociais e aspectos ideológicos. A ACD, nesse sentido, propõe que se possa compreender o discurso tanto como reprodutor quanto transformador de realidades sociais e o sujeito da linguagem (dialógico e social) tanto propenso ao modelamento ideológico e linguístico quanto agindo como transformador de suas próprias práticas discursivas, contestando e reestruturando assim a dominação e as formações ideológicas socialmente empreendidas nas diversas práticas de letramentos socioculturais. Neste minicurso, portanto, objetiva-se apresentar um panorama histórico desses trabalhos, suas ramificações nas distintas vertentes, bem como suas aplicações e interfaces no campo das Ciências Humanas e Sociais e suas relações com outras áreas de conhecimento de forma inter e transdisciplinar, como os estudos dos Letramentos, principalmente os Letramentos Críticos e Multiletramentos Críticos, Estudos Culturais e Políticas de Identidade, gênero e sexualidades. Ao final, propõe-se pontuar algumas possibilidades de aplicação – não de forma diretiva – desses construtos teórico-epistemológicos a objetos de pesquisas tais como: questões relacionados a materiais didáticos; discursos sobre gênero, sexualidade, performances discursivo-identitárias em redes sociais e em práticas do letramento escolar.

​

M4 - PÓS-COLONIALISMO, DISCURSO E LITERATURA

Ministrante: Prof. Me. Marcos Paulo Torres Pereira

​

RESUMO: O minicurso Pós-colonialismo, discurso e literatura tem por objetivo debater a fragmentação e o apagamento identitário característico às interações praticadas pelas nações europeias nas sociedades por elas colonizadas no período moderno. Para tanto, tomaremos a literatura pós-colonial como corpus de análise, buscando reconhecer a matéria de alteridade pela qual as culturas se reconhecem através daquilo que é projetado, referenciado e efabulado, transformado em discurso combativo àquele que, como arma de colonização, desenvolvia-se a partir da valorização extrema aos valores do colonizador, capturando não somente o corpo do colonizado, mas seu espírito, no calar de sua identidade.

Deixe seu comentário

bottom of page